Oficina gratuita de Teatro de Sombras | Teatro e Marionetas de Mandrágora

Oficina de Teatro de Sombras – Histórias com Sombras – uma “oficina de conto e criação de marionetas de sombras” pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora.


Vêr, fazer e experimentar são as três fases pelas quais o participante passa para assim culminar numa lenda construída e imaginada por todos.

As oficinas de teatro de sombras consistem, numa primeira fase, na apresentação de um pequeno espetáculo de sombras.


Este pequeno espetáculo servirá de inspiração aos mais pequenos para criarem as suas personagens encantadas que de seguida criam e experimentam na tela.

Conhecer as nossas lendas e tradições, percorrê-las de lés a lés nas asas da imaginação, este é o desafio a que nos propomos com esta oficina. Procurando a valorização e preservação do nosso património cultural, fomos buscar às lendas das mouras encantadas a nossa inspiração.”


Material para Marionetas: Cartolina preta ou cartão Pauzinhos de espetada ou algo similar Papel celofane (se possível) Tesoura Lápis Fita cola

Material para o teatrinho: Caixa de cartão Folha branca Luz (led se possível)


A oficina está disponível no canal Youtube do Teatro e Marionetas de Mandrágora.


Link directo » https://youtu.be/TcEeWO50LIw

CANAL YOUTUBE » https://www.youtube.com/c/MarionetasMandragora FACEBOOK » https://www.facebook.com/marionetas.mandragora/videos/



Teatro e Marionetas de Mandrágora

“O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata.



A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.


Objetivo

O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global.


Público

"Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.”


Espaço

"Sendo a formação uma forte componente da atividade do Teatro e Marionetas de Mandrágora, tornou-se inevitável a criação de um espaço dedicado à formação e ao apoio na formação. O seu objetivo principal é o de dotar os mais variados públicos de recursos teóricos e práticos para lidarem com o teatro de marionetas de um modo mais consciente.

Não existindo em Portugal um espaço dedicado à formação específica desta área, a Escola da Marioneta permite a criação de um local de aprendizagem e partilha de conhecimento. Criou-se portanto um espaço de potencialidades na formação e na educação de públicos numa vertente teatral que carece ainda de formação teórica e prática.

Os elementos da Companhia possuem uma forte formação em expressão dramática e plástica. Tal reflete-se na diversidade nas oficinas que a mesma disponibiliza ao público. É através destas atividades que a Companhia tem introduzido o teatro de marionetas na comunidade, angariando assim públicos mais vastos e motivando-os a conhecerem esta fascinante arte."


Não se esqueçam de visitar o site www.marionetasmandragora.pt para saberem mais e acompanharem as novidades!


Posts recentes

Ver tudo