à conversa com...

as prendinhas da Susy

prendinhasdasusy.jpg
susana bw.jpg

Susana Ribeiro

Quem é As Prendinhas da Suzy?

As Prendinhas da Suzy, surgiram já há alguns anos (desde 2008)... inicialmente era apenas uma forma de mostrar um pouquinho do que fazia, depois foram surgindo alguns pedidos por parte de amigos, e aos poucos comecei a ter algumas encomendas 😊 Inicialmente, As Prendinhas da Suzy estava mais virada para os bordados em ponto de cruz, mais tarde para a pintura em tecido.


A minha formação académica é em Educação de Infância, e sempre adorei trabalhos manuais\artes decorativas, e desde pequena que dizia que quando fosse grande queria ser professora dos mais pequeninos! Desde pequena que vi a minha mãe fazer croché e ponto de cruz, foi com ela que aprendi inicialmente. Por volta dos 12 anos, fui para a Fundação Pepolim aqui em Ovar, aprender a bordar (meses de julho e agosto). Aprendi muitos pontos de bordados à mão com a D. Rosinha (Rosa do Aleixo), e por lá estive um ano a aprender, depois estive 9 anos como monitora com crianças entre os 5 e os 10 anos. Foram anos fantásticos, dos quais guardo boas recordações e amizades. Para além de bordados, íamos à praia, e fazíamos imensos jogos. E foi por lá, que descobri o gosto pela pintura em tecido com a Professora Lena. Mais tarde, fiz uma formação em pintura em tecido na Papelaria Luís, com a formadora Cidinha Queirós. E partir daí nunca mais parei! É algo que me dá imenso prazer e faço com muito amor e carinho.
Ao longo da minha formação académica, descobri outras artes, das quais gosto muito, como por exemplo trabalhos em feltro (fantoches). É um bichinho que tenho dentro de mim, que adora artesanato e que gosta sempre de aprender coisas novas.

No seu entender, o que diferencia As Prendinhas da Suzy no mercado?

Pergunta difícil 😊 Bem, eu tento dar o meu melhor, e faço tudo com amor e carinho. Uso sempre produtos de boa qualidade 100% algodão. As pessoas podem escolher o desenho, as cores, todos os pormenores que desejarem. Algumas clientes, vão-se mantendo já ao longo de alguns anos, e algumas já vão deixando os desenhos e cores ao meu gosto, o que me deixa com um sorriso de orelha a orelha!
Pois é muito gratificante sentir a confiança que as pessoas depositam em mim!

Quais os desafios e dificuldades que sente atualmente no mercado?

Hoje em dia, não é muito fácil fazer vendas, há muita gente a fazer... uns com boa qualidade outros que deixam um bocadinho a desejar... e por vezes, as pessoas olham mais para o preço do que para a qualidade e perfeição do produto. Tento manter uma boa relação entre qualidade e preço. Estes tempos de pandemia, complicam a realização de eventos físicos, mas ansiando que logo logo, que os mesmos se possam realizar!

Um dos valores da marca é o papel ativo na responsabilidade de diferentes formas, como por exemplo eventos, associações sem fins lucrativos, entre outros. Porque é para si tão importante este apoio?

Sempre gostei de ver as feirinhas de artesanato, mas só comecei a participar nas mesmas a cerca de 4 anos. E adorei 😊. Adoro o contato com as pessoas, o convívio com os restantes artesãos, é fantástico.
Fiz grandes amizades 😊 Quanto a fazer parcerias, é muito importante trabalhar em conjunto, partilhar ideias, são um ponto de referencia. Aprendemos e crescemos em conjunto.

 

Para além do seu gosto por artesanato, o que gosta mais de fazer?

Adoro aprender coisas novas, ligadas ao artesanato, à profissão ou ligadas a nada, mas que me despertaram o interesse. Adoro passear, adoro o mar, a praia, adoro cozinhar coisas novas!

Para finalizar, qual é o seu maior sonho?
Uiuiui o meu maior sonho!! Ser feliz, junto dos que acreditam e gostam de mim, e todos juntos sermos muito felizes! E claro, muito sucesso para a Associação Reinventar, que todos juntos nos tornemos mais
fortes e unidos.